Nossa História

 

Sou professora de música desde 1978, época em que a música não era atividade obrigatória, figurando apenas como diferencial em algumas escolas particulares. Logo constatei que havia carência de material didático que instrumentasse o professor em suas aulas e as tornassem mais atrativas para os alunos.  Por isso, passei a produzir materiais que me auxiliassem a melhor aplicar os conteúdos. A sala de aula tornou-se um laboratório e as experiências vivenciadas iam aos poucos me permitindo um olhar mais focado às particularidades do educando.

Após 10 anos de ensino e pesquisa, fui contratada pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci, escola referencia em educação em Vitória/ES, para lecionar e implantar o ensino da música, da educação infantil ao ensino médio, com todo o material construído e os procedimentos para sua aplicação. Pude aplicar meu trabalho amplamente na escola, configurando-o como um “programa de ensino musical”, que mais tarde seria multiplicado para o seguimento das escolas regulares de ensino, abrangendo principalmente da educação infantil às séries iniciais.

Sempre em busca do aperfeiçoamento, conclui que para que a criança pudesse aprender música efetivamente, precisaria de algo condizente com sua prontidão cognitiva e motora, por isso a idéia de manusear os objetos do conhecimento, que fazem parte da constituição musical seria um grande estimulo para seu todo sensório-motor. Logo de início, o material ganhou um caráter lúdico, que pudesse torná-lo interativo e atraente, sem deixar de lado os aspectos lógicos e conceituais do elementos da música. Por isso, me apropriei dos elementos que fazem parte do universo infantil, principalmente formas e cores, e tornei concretos os conceitos teóricos da grafia musical, tais como a duração e a altura do som. Com o apoio e a infra estrutura da escola, os conteúdos puderam se organizados em forma de apostilas de música, que se tornaram mais tarde, os protótipos dos livros da coleção Encantando com a Música.

Em 2000, devido ao enorme sucesso do material em minhas aulas, percebi que poderia beneficiar a um nº bem maior de crianças e educadores, se os disponibilizasse no segmento musical. Realizei ampla pesquisa para a busca de matéria prima adequada: ergonômica, estética e segura e, como o processo foi lento e dependia de muitas experimentações, fui construindo uma pequena manufatura, para confeccionar os materiais com maior rapidez, qualidade e baixo custo. 

Em 2002, comecei a pensar em um nome que pudesse caracterizar o produto que criara. Um dia, dirigindo meu automóvel, lancei o desafio para o universo e pensei o seguinte: O que criei é muito importante, tenho consciência disso e pode contribuir com os rumos da educação musical. Então, o nome já existe e eu preciso apenas buscá-lo. De repente, no meu inconsciente algo respondeu: “Você precisa pensar na natureza do que criou e para que você criou”, e a resposta veio assim: É um material para ensinar a tocar brincando, e o pensamento não parou: tocar e brincar, toque e brinque, Brinq e toc,  e finalmente: Brinqtoc, brinque de brinquedo e toque de tocar, tocar o instrumento e tocar o material. Após esta feliz inspiração, providenciamos imediatamente o registro da marca perante o INPI, e também a patente dos  jogos e passamos a usá-la em nossos produtos.

Em 2005, através do apoio da Lei Rubem Braga, lancei o primeiro volume da coleção Encantando com a Música, acompanhado de um CD e do Guia do Professor, que foi o marco da ascensão da marca no mercado. Começamos a fazer marketing, participando de feiras e eventos na área de educação e muitas portas se abriram. Novas demandas surgiram e para atender o crescimento da procura pelo material, elaboramos os encartes explicativos que ainda hoje acompanham os jogos para orientar o seu uso; passamos a realizar os cursos de capacitação e formação profissional com instrução para utilização dos jogos, que aumentaram ainda mais a demanda para utilização do material.

Em 2008 criamos o site da empresa e surgiram importantes parcerias com empresas de São Paulo, tanto para revenda dos materiais, como para realização de palestras, oficinas, cursos e workshops.Momento mágico: expansão do projeto Brinqtoc e promulgação da lei 11.769 que trouxe de vez a música para as escolas regulares de ensino e para a sala de aula. Foi realmente a realização e a consolidação de um sonho. A Brinqtoc estava pronta para contribuir. O material e o método foram levados para muitas escolas, prefeituras e instituições em diversas regiões do país, adotados por um projeto em Uganda, na África, e por uma professora em Portugal.

A fim de garantir a constante evolução do projeto e fazer as devidas adequações às necessidades dos clientes, realizamos assessoria nas escolas que adotam o método, através de encontros com a direção pedagógica e reuniões periódicas com os professores. Hoje podemos dizer que adquirimos um know how de produção inigualável no mercado. Com diferentes setores (criação, produção, divulgação e venda), produzimos materiais de alta qualidade e durabilidade.

Leve o método de Educação Musical Brinqtoc para sua escola e venha fazer parte desta história.

Ligue

T: (27) 99890 1513

    (27) 99811 5058 

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

© 2023 by Adviso  & coOrgulhosamente criado por Wix.com