ARTIGO

 

Estágios do desenvolvimento

Musical Infantil

Publicado em 07/07/2014

Já foi constatado que é possível sensibilzar musicalmente a criança ainda no útero materno. A ciência, por meio de experiências concretas vem comprovando que a criança à partir do quarto mês de gestação é capaz de ouvir e interagir aos sons que ouve. O universo sonoro da criança nesta fase contudo, é muito singular, pois restringe-se principalmente aos sons orgânicos do corpo da própria mãe e aos sons de seu entorno, próximo a ela. Após o nascimento o bebê torna-se ainda mais sensível aos sons é uma fase de pouca mobilidade física, porém de intensa atividade cerebral. Porém, com o passar dos meses este panorama vai se modificando e a criança aos poucos vai adquirindo maior domínio  motor  enquanto sua percepção se aguça e tudo aquilo que vê e prinicipalemente ouve lhe enriquece e é motivo de aprendizado.  Nesta fase a estimulação sensorial por meio da música e do som,  pode ser intensificada.  

 

 

O ato de ouvir e produzir música, envolve praticamente todas as funções cognitivas, do nosso cérebro. A música traz tantos benefícios para o indivíduo, que, para a ciência atual, já ultrapassou a sua natureza artística e passou a ser objeto de estudo, principalmente da neurociência.

Os Jogos e materiais da Brinqtoc cumprem esta função, uma vez que, permitem trabalhar os elementos que compõem a música, tanto nos aspectos sonoros quanto nos aspectos gráficos, explorando-os de forma concreta, ativando simultaneamente as diversas funções cerebrais, por meio de estímulos diretos aos sentidos. 


Podemos, didáticamente dividir as etapas do processo de estimulação e ensino musical infantil em três grandes estágios, e podemos denominá-los para efeito didático como: A Sensibilização Musical, A Musicalização e a Educação Musical. As dinâmicas propostas por meio dos materiais da Brinqtoc atendem à todas as crianças à partir de 3 anos de idade, que correspondem ao segundo e terceiro estágios.

 

1º Estágio: A Sensibilização Musical

2º Estágio: Musicalização Infantil

Metodologicamente as atividades são todas iniciadas a partir de vivencias sonoro musicais tendo o corpo e a voz como principal instrumento. O objetivo é ampliar a consciência rítmica e sonora por meio do corpo, do movimento e da voz, utilizando os recursos sonoros presentes na arte musical que se manifestam em seu ambiente próximo e distante, fazendo com que esta seja sentida, percebida e reproduzida enquanto forma de expressão sonora.

3º Estágio: Educação Musical

O processo da musicalização iniciado no primeiro estágio será gradualmente ampliado pelo aprendizado da leitura e escrita musical. Nesta etapa, os jogos e materiais didáticos tem papel fundamental, primeiramente por tornarem concreto os elementos que foram vivenciados na musicalização e seguidamente por estabelecerem uma ponte entre o que foi vivenciado e o que será aprendido a nível de escrita musical formal.


 

Escrito pela professora Acacia Picoli

Ligue

T: (27) 99890 1513

    (27) 99811 5058 

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

© 2023 by Adviso  & coOrgulhosamente criado por Wix.com